quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Entrevista com a deputada Zilá Breitenbach

Confira a entrevista hoje, no Gaúcha Atualidade da Rádio Gaúcha, com a relatora, deputada Zilá Breitenbach, sobre o trabalho da Comissão Especial da Assembleia Legislativa que analisará denúncia por crime de responsabilidade contra a governadora.

Apresentadora Rosane de Oliveira: Deputada, se sabe que a estratégia da base governista é acelerar esse processo, até para evitar que o desgaste na Assembléia perdure por muito tempo. Como a senhora vai trabalhar, quantas reuniões a senhora vai fazer e quando a senhora pretende apresentar seu relatório?

Deputada estadual Zilá Breitenbach: Bom, nós temos um tempo exíguo pois é a primeira vez que esse processo acontece na AL. Muitos pedidos foram protocolados, mas todos os que chegaram à mesa foram arquivados. Pela primeira vez temos o andamento do processo. Então, qual é a minha atribuição? Vou falar por mim, a relatora. Tenho dez dias para apresentar um relatório, cujo prazo termina dia 08/10. O que nós estamos fazendo? Ontem eu falei com o presidente (da comissão), deputado Pedro Westphalen (PP), falei com o presidente da Casa, estou buscando a documentação que foi a base do pedido que ele encaminhou à AL. Com essa documentação eu vou me reunir com advogados para analisar. Acompanhamos a CPI do Detran, então já temos conhecimento de muitos documentos.

Apresentador Daniel Scola: A senhora acredita que há elementos para dar encaminhamento a esse pedido ou não?

Deputada estadual Zilá Breitenbach: Eu acredito que não, mas vamos analisar. Não posso afirmar antes de buscar a documentação que embasou o trabalho do deputado Pavan (PT). Vou conseguir essa documentação agora pela manhã, e a partir daí vou buscar assessoria, evidentemente, para fazermos um relatório em cima do material que nós temos disponível. Vamos ver em que fatos ele se baseou para pedir o afastamento da governadora. É um relatório bastante difícil porque nós temos muito pouco tempo. Não é a mesma coisa que CPI. A CPI prevê oitivas, prevê amplo debate. Não, depois que o relatório está pronto eu vou buscar todas as informações que eu considerar necessárias, ele vai para essa comissão especial.

Apresentadora Rosane de Oliveira: E não se ouve ninguém, deputada?

Deputada estadual Zilá Breitenbach: Dentro do que está escrito na lei, não se ouve ninguém, se analisa o relatório feito, que foi feito em cima do trabalho de quatro pessoas também desta casa. Então, não foi um trabalho que teve oitivas, não teve nada. Em cima disso nós fazemos a mesma coisa. Bom, vai haver o debate, vai. Quando o relatório for apresentado para essa comissão especial de 29 deputados, e, depois, para o plenário, vai haver um debate muito grande porque, claro, é político, é um debate, é oposição e situação, enfim. Temos que nos preparar para isso, mas eu estou bem tranquila que vou buscar todo esse material e vamos trabalhar dentro dessa tarefa que fomos escolhidos para desempenhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário