terça-feira, 15 de setembro de 2009

"Ou se faz CPI com ato legal, ou é circo político"



O deputado Coffy Rodrigues concedeu entrevista hoje ao Guaíba em Revista. Confira trechos da conversa com Jurandir Soares


Jurandir Soares – Qual a posição do Governo hoje depois dessas revelações de ontem.


Coffy Rodrigues – O que a deputada Stela revelou ontem não há nenhuma novidade, isso já tivemos acesso até na coluna de jornais da capital, faziam parte de degravações do MP que foram encaminhadas a Juíza Simone Barbisan. Essas degravações que saíram na imprensa já tinham saído há uns meses atrás quando foi dado publicidade ao trabalho da força tarefa do MP.

Jurandir Soares – Sim, mas de qualquer maneira elas sempre repercutem, embora já tenham saído, quando se houve o áudio elas repercutem de uma forma mais intensa do que a sua leitura de forma escrita.


Coffy Rodrigues – Esse é o objetivo da oposição, desgastar cada vez mais, sempre sangrando. Quando eu entrei no cargo de relator da CPI eu vim com a leitura de fazer essa investigação, que é próprio da CPI, em uma das importantes ferramentas que o parlamento tem para fazer tudo dentro da legalidade.Para que lá no final da CPI, as pessoas que vierem a ser responsabilizadas por um ato de improbidade sejam punidos. Só de que da forma como a deputada Stela está dirigindo essa Comissão ninguém vai ser punido, pode ter certeza. Porque da forma que ela trás provas para dentro da Comissão, sem autorização do Plenário, dessa forma elas não podem constar em relatório nenhum, porque não foi deliberado pelo Plenário. O que eu estou tentando desde o início da Comissão é apresentar uma proposta de Plano de Trabalho que sequer foi publicado no Diário Oficial da AL, sequer foi apreciado pelo colegiado para sugestões. Sou relator de uma Comissão e se não tiver colegiado não vai ter resultado.


Jurandir Soares – A deputada Stela não estaria atendendo as petições que estão sendo feitas pelos integrantes da ala governista.


Coffy Rodrigues – Sim. E não sou eu que estou dizendo, o Procurador da AL já fez um despacho dizendo que nada terá valor se não passar por um colegiado e ela não coloca nada. As provas que venham de qualquer órgão para dentro da Comissão tem que vir de forma oficial, tem que ser aprovado pelo Plenário. Anexar cópia da ata, encaminhar para os poderes para que eles mandem as informações para que tenhamos acesso de forma legal. Se não fizer isso vai acontecer que uma pessoa pode ser responsabilizada por alguma coisa, e seu advogado entrar no Judiciário e dizer que esse processo da Comissão foi contaminado e não atende a Constituição Federal. Pedido que pode anular o processo. Ou se faz uma CPI com ato legal para no fim alguém ser punido, ou é circo político, é fazer discurso político. Não foi com esses fins que entrei para a Comissão, quero fazer as coisas dentro da legalidade. Eu jamais disse que as provas que vieram de Santa Maria são ilícitas, não tenho dúvida da licitude das provas, só que a forma que entraram na Comissão foram de forma ilegal.


Jurandir Soares – Quais os próximos passos dados pela base do Governo?


Coffy Rodrigues – Eu segui a sugestão da deputada Stela que diz que os queixosos recorressem ao CCJ. Inclui ontem, um recurso em regime de urgência. Acho que até a próxima semana já tem o parecer. Se a Comissão disser que não sou eu que tem a prerrogativa de apresentar o Plano de Trabalho eu vou me curvar, agora se disser que sou que tenho a prerrogativa, ai quero ver a atitude da deputada Stela. Ai vamos ver se o PT quer investigar e punir as pessoas ou fazer circo político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário