quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Stela não convoca Buchmann e descumpre acordo


O relator, deputado Coffy Rodrigues, recebeu com surpresa a notícia de que o ex-presidente do Detran, Sérgio Buchmann, não foi chamado pera depor pela presidente da CPI, deputada Stela Farias (PT), nesta quinta-feira, 1°. O relator se preparava para ouvir as oitivas do ex-presidente e do secretario adjunto da Administração, Genilton Ribeiro. No início da sessão de hoje, o relator pediu esclarecimentos da presidente com relação a uma conversa que foi realizada ontem no Plenário da Assembleia Legislativa. Ontem a tarde, Coffy perguntou a Stela sobre a convocação de Buchmann e obteve como resposta que a secretaria da CPI estava com dificuldades de encontrá-lo. Mas o documento de convocação comprova que o ex-presidente do Detran recebeu a convocação para comparecer no dia 5, às 14h. “Não sei o que aconteceu com a presidente Stela, temos que ouvir primeiro Buchmann que acusa, para depois ouvirmos a declaração de Genilton Ribeiro, nós fizemos um acordo que não foi cumprido e eu me sinto prejudicado”, destacou o relator.


Após saber que Genilton havia apresentado atestado e não compareceria para prestar depoimento e sem resposta convincente da deputada Stela quanto seu pedido de esclarecimento, o deputado Coffy se retirou da Sessão e disse que não vai compactuar com a apresentação de material que não passou pela validade do colegiado. “Vou protocolar amanhã um requerimento solicitando acesso aos documentos da ação do MPF e da Operação Rodin, desta forma oficial é que pretendo incluir a documentação em meu relatório”, explicou Coffy.


Na segunda-feira, 28, haviam sido aprovados os requerimentos da convocação dos 4 nomes que seriam convocados à CPI. A votação seguiu um acordo com a presidente em reunião no último dia 24. Da qual participaram os deputados Gilberto Capoani e Daniel Bordignon e, a pedido de Coffy, o procurador da Casa, Fernando Ferrari. Conforme Coffy, as investigações deviam iniciar pelo fato determinado da Atento. Para tanto, fez acordo com a presidente para ouvir os ex-presidentes do Detran, Sérgio Buchmann e Estella Maris Simon, e o atual presidente Sérgio Fernando Filomena. Foi acordada ainda a convocação do secretario adjunto da Administração e Recursos Humanos, Genilton Ribeiro para confrontar com a versão das declarações de Buchmann. Em coletiva à imprensa, Stela disse que o primeiro a ser escutado seria o ex-presidente Buchmann, seguido por Genilton e demais ex-presidentes convocados. “Era de meu interesse que estas duas oitivas, de pessoas que estão ligadas, acontecessem hoje, não sou eu que estou trancando a CPI e as investigações”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário